Governo Presente busca parcerias com a iniciativa privada

O Programa Governo Presente (Estado) deu um importante passo na última quarta-feira (16) junto à iniciativa privada.  A estratégia do programa é se aproximar das empresas para juntos pensarem ações de longo prazo de prevenção à violência, que possibilitem a redução de índices de criminalidade no Estado.

Para isso foi realizado o I Encontro com Empresas pela Prevenção Social, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife, com a presença de mais de 45 pessoas, parceiros e equipe do Governo Presente. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco.

O Governo Presente já atuava em conjunto com as empresas em ações pontuais, mutirão de serviços gratuitos oferecidos à população todos os sábados em diversas comunidades, e agora busca mais oportunidades com as empresas para atenderem os segmentos mais vulneráveis da população, conforme declarou a secretária-executiva de Articulação Social Anelena Almeida:

“Alguns parceiros aqui presentes, como a Microlins e Clube Ferreira Costa, já divulgam seus cursos nas Ações de Cidadania. O objetivo agora é trazer a qualificação e outras ações para levar adiante os planos elaborados em conjunto com as lideranças de 14 bairros, os chamados territórios prioritários, ou seja, àqueles que apresentam maiores índices de violência”, disse Anelena.

O Governo Presente realiza diagnósticos de cada um desses 14 bairros, com demandas vindas da própria comunidade, e formata em conjunto com secretarias estaduais e municipais um Plano Territorial. Validado pela própria comunidade em fóruns, este Plano tem ações de controle social em diversas linhas de atuação como: mediação de conflitos, cultura de paz, reinserção social e educacional de jovens e ações de cidadania.

Foto: Marcelo Vidal

Deixe seu comentário